top of page

Rotas da Vumba

BarragensWB.png

Bem-vindos à Rota das Barragens

Na propriedade existem quatro barragens, que, de facto, são cinco, uma vez que uma delas é dupla. As primeiras três foram construídas entre 1972 e 1974 e a última, a dupla, em 1989. 

​

Inicialmente, o objectivo das barragens era regar as hortas que existiam no vale do Carapinhal. Com o arranque da produção de queijo, na década de 80, as barragens passaram a regar por aspersão as pastagens que entretanto tinham sido semeadas no vale em substituição das hortas.

 

Hoje em dia, duas das barragens deixaram de ser utilizadas para regar as pastagens, tendo uma finalidade exclusivamente lúdica. As barragens da Vumba, são, também, um local muito apreciado por inúmeras espécies de animais que ali encontram água em abundancia para saciar a sede.

 

Nesta rota poderá visitar as quatro barragens da Vumba, desfrutar de uma vista panorâmica sobre o vale e, se tiver sorte, deliciar-se com alguns espectáculos que a natureza proporciona.

A primeira barragem encontra-se a cerca de 10 minutos. A parte mais exigente do caminho é esta encosta que tem pela frente e que termina no Cabeço dos Tocos. Lá no alto poderá descansar e apreciar um belo panorama do vale do Carapinhal enquanto recarrega as baterias.

AdágiosWB.png

Lua nova trovejada, trinta dias é molhada.

Diz o povo que se trovejar na lua lova, chove durante todo o mês seguinte.

RNET 8731

VUMBA-assinatura_edited.png
bottom of page